As saídas ocorrem nos finais de semana, feriados* e pontes de feriados*, nos horários abaixo:
- Sábados e Domingos: passeios às 11h, 12h, 13h, 14h40, 15h30 e 16h30.
*a programação para feriados é sujeita a confirmação.
**Datas Especiais: Aniversário da Cidade e eventos em conjunto com o Museu sujeito a confirmação.
- Viagens EXTRAS poderão ocorrer de acordo com a demanda de passageiros para o dia.
O trajeto do passeio do Trem dos Imigrantes percorre cerca de 1km do que foi o antigo ramal do Hipódromo da Mooca, partindo da antiga plataforma da Hospedaria dos Imigrantes, o trem se desloca até próximo a estação da Mooca da CPTM, passando pelo nosso museu que é composto por locomotivas e vagões e carros de passageiros de época, e que estão aguardando o restauro futuro.
O trem conta com monitor que segue a bordo do trem, narrando resumidamente à história da ferrovia, do museu e dos imigrantes que aqui chegaram, além da instituição que cuida do próprio trem e da Maria fumaça.
Posteriormente, a composição faz uma passagem direta pelo Museu chegando até próximo à estação do Brás da CPTM.
Em um percurso de cerca de 2 km contando ida e volta, o passageiro pode ter a sensação de como eram as viagens do século passado, e ter uma experiência de como era a viagem dos imigrantes chegando aqui na cidade de São Paulo no final do século XIX e início do XX.
Sobre o Ramal: foi construído provavelmente junto com a abertura do Hipódromo de São Paulo, que se situava na Rua do Hipódromo, em 1875. Tinha apenas a estação terminal, a do Hipódromo, que era uma plataforma não coberta, comprida o suficiente para receber dois trens de uma vez nos dias de corrida. A estação, também foi chamada de Mooca (sem relação com a estação do mesmo nome, construída pela SPR nos anos 1890 na linha tronco da ferrovia, que facilitava a ida dos espectadores das corridas. A linha passava pela Rua dos Trilhos (que mantém o nome até hoje) e o ramal partia próximo à estação da Hospedaria dos Imigrantes. O ramal deixou de funcionar nos anos 1940 e os trilhos foram retirados, restando apenas o trecho de 1km onde hoje funciona o Trem dos Imigrantes.