Construídas pela North British na Escócia entre os anos de 1912 e 1946 (fig 01) foram a frota mais numerosa entre as locomotivas a vapor da São Paulo Railway contando com 29 unidades numeradas de 70 a 99 (fig 02) (Originalmente as unidades dos lotes de 1912 e 1913 foram numeradas como 97 a 104 sendo renumeradas como 70 a 77) a unidade 91 preservada na Mooca foi fabricada no penúltimo lote das 2-8-4T na SPR no ano de 1938.
Fig 01: Fotografia de fábrica com especificações das locomotivas 2-8-4T. |
Fig. 02: A locomotiva nº 93, “irmã” da nº 91 recém chegada ao Brasil. |
Essas locomotivas executavam serviço misto, e de intercâmbio com as linhas da Estrada de Ferro Central do Brasil até o Pátio de Engenheiro São Paulo(fig 03), no final da carreira operacional chegou a tracionar os trens unidade Budd 101 entre Luz e Brás quando o Rio Tamanduateí inundava o pátio do Pari (fig 04), as composições elétricas eram desligadas para evitar a queima do motores de tração e as Berkshire tracionavam para transpor o trecho de via coberto pela água, essa frota de locomotivas foi retirada do tráfego entre 1956 e 1960 (fig 05), posteriormente a unidade 91, já estática, serviu de caldeira estacionária nas oficinas da Lapa, após quase quarenta anos encostada no pátio das oficinas foi transladada junto a V8 6371 da Lapa para a Mooca em 2003 (fig 06) sendo a última locomotiva a vapor de grande porte remanescente da SPR.
Fig 03: Uma das 2-8-4T realizando o serviço de intercâmbio com a EFCB. |
Fig. 04: Pátio do Pari inundado. |
Fig 05: Locomotivas 2-8-4T já retiradas do serviço. |
Fig. 06: A locomotiva 91 recém chegada a ABPF em 2003. |
- Fabricante: North British Locomotive Company
- Data de fabricação: 1938
- Número de série: 24460
- Tipo: 2-8-4T “Berkshire”
- Cilindros: 546,1mm x 660,4mm (diâmetro x curso)
- Diâmetro das rodas motrizes: 1.295,4mm
- Peso total: 102.000kg (locomotiva em ordem de marcha)
- Esforço de tração: 18.172kg
- Bitola: 1,60m
- Ferrovia original: São Paulo Railway e Estrada de Ferro Santos à Jundiaí