Locomotiva nº 5

A locomotiva nº 5 fazia parte de um lote de oito unidades construídas pela Baldwin Locomotive Works em Philadelphia nos Estados Unidos em abril de 1922 para a empreiteira Leonard Kennedy; originalmente essas locomotivas possuíam bitola de 1,43m e trabalharam à serviço da empreiteira contratada para o desmonte do Morro do Castelo no Rio de Janeiro, (fig01) a terra era transportada por vagões puxados por essas locomotivas para estender o Aterro do Flamengo,(fig 02) com a conclusão da obra em 1930 as locomotivas foram transferidas para a Estrada de Ferro Central do Brasil e convertidas na bitola de 1,60m.

 

Fig 01: A locomotiva 2, “irmã” da 5 trabalhando no desmonte do Morro Castelo

Fig. 02: Vagões carregados sendo levados para o Aterro do Flamengo

Estas locomotivas manobreiras trabalharam em diversos pátios e oficinas manobrando vagões e locomotivas maiores, como Engenheiro São Paulo, Roosevelt, Cachoeira Paulista em São Paulo e Arará, Marítima, Engenho de Dentro e Deodoro no Rio, algumas unidades trabalharam em pedreiras na região de Guaianases e Sabaúna,(fig 03) na primeira metade da década de 60 com a EFCB já encampada pela Rede Ferroviária Federal e a tração à vapor próxima do fim as manobreiras tiveram uma sobrevida manobrando as locomotivas maiores para a “fila da morte”, onde aguardariam serem sucateadas e cortadas,(fig 04) até por volta de 1968 a nº5 foi mantida nas oficinas de Roosevelt e acesa periodicamente à caráter demonstrativo sendo em 1968 desativada,(fig 05) posteriormente foi levada para as oficinas de Cachoeira Paulista e utilizada como monumento onde permaneceu até 1996 (fig 06) quando foi resgatada pela ABPF (fig 07) e levada para a Mooca onde foi restaurada cosmeticamente, (fig 08) em 1998 foi levada para Sorocaba e sofreu um restauro operacional nas dependências da Lincon Palaia Assessoria Industrial,(figs 09 e 10) retornando para a Mooca e realizando os passeios do Trem dos Imigrantes até os dias atuais.

 

Fig 03: A locomotiva 5 trabalhando na região de Guaianases e Sabaúna.

Fig. 04: Uma das “filas da morte” de locomotivas a vapor da EFCB.

Fig 05: A locomotiva 5 já desativada, no interior das Oficinas de Roosevelt.

Fig. 06: A locomotiva 5 já como monumento nas Oficinas de Cachoeira Paulista.

Fig 07: A locomotiva 5 sendo resgatada pela ABPF.

Fig. 08: Já na ABPF SP, após passar por restauração cosmética.

Fig 09: A locomotiva 5 sendo embarcada para ser levada para Sorocaba.

Fig. 10: A locomotiva 5 sendo acesa após o restauro operacional.

  • Fabricante: Baldwin Locomotive Works
  • Data de fabricação: abril de 1922
  • Número de série: 55341
  • Tipo: 0-6-0ST “Six-wheeler”
  • Cilindros: 330,2mm x 457,2mm (diâmetro x curso)
  • Diâmetro das rodas motrizes: 902mm
  • Peso total: 32.000kg (locomotiva em ordem de marcha)
  • Esforço de tração: 5.072kg
  • Bitola: 1,60m
  • Ferrovia original: empreiteira Leonard Kennedy e Estrada de Ferro Central do Brasil

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