Fabricados pela The Pullman Company em Chicago Illinois nos Estados Unidos para a Companhia Paulista de Estradas de Ferro, esses carros foram entregues em julho de 1952 (fig 01) contando com um lote de 48 unidades incluindo correio-bagagem,(fig 02) primeira e segunda classe,(figs 03 e 04) restaurante (fig 05) e classe Pullman com poltronas giratórias,(fig 06) foram destacados para o trem “R” trem expresso de luxo da companhia, servindo principalmente o eixo Luz-Barretos Luz-Garça e posteriormente Luz-Panorama (fig 07), após a encampação da FEPASA Ferrovia Paulista S/A no ano de 1972 esses carros foram rebaixados para trens paradores e expressos noturnos, servindo também o trecho da antiga Estrada de Ferro Araraquarense entre Araraquara e Santa Fé do Sul, cumprindo com suas funções até o ano de 1998 quando foram sendo gradativamente desativados até a privatização das ferrovias paulistas e extinção dos trens de passageiro de longa distância.
Fig 02: Um dos carros correio-bagagem Pullman adquiridos pela Cia. Paulista. |
Fig. 03: Um carro de segunda-classe em utilização já pela FEPASA. |
Fig 04: Um dos carros de segunda-classe adquiridos pela Companhia Paulista. |
Fig. 05: Um dos carros restaurante adquiridos pela Cia. Paulista. |
Fig 06: Um dos classe Pullman com poltronas giratórias. |
Fig. 07: O trem “R” com os carros Pullman . |
A ABPF possui preservados os carros PC-3020, PC-3027, PC-3028, SC-3169, RC-3304 e BC-3510, regatados nos anos de 2004 e 2005.