Locomotiva “V8” Nº6371

Construídas pela General Eletric na Erie & Schenetady Plants nos Estados Unidos entre os anos de 1939 a 1947 para a Companhia Paulista de Estradas de Ferro (figs 01 e 02) contando com 22 unidades numeradas de 370 a 391 posteriormente na FEPASA numeradas de 6371 a 6392, baseadas no modelo EP-4 da New Haven & Hartford Railway (fig 03), essas locomotivas apelidadas de “V8” na Companhia Paulista. “Escandalosas”; na Central do Brasil e “Beiçudas” na Santos a Jundiaí, foram as mais velozes no Brasil, a unidade 6386 na FEPASA foi a recordista chegando a 164km/h em 1989 num teste do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (fig 04), das elétricas de bitola larga em São Paulo foram a frota mais numerosa chegando a 30 unidades após a troca das locomotivas RSC3 ex. CPEF por 10 unidades de “Escandalosas” ex. E.F Central do Brasil em 1982 renumeradas nas séries #6100 e #6150 (figs 05 e 06) com duas unidades foram utilizadas como banco de peças e bancada de testes, com a unidade 2112 fornecendo a cabine para “V8” 6373 após sofrer um acidente na cidade de Valinhos (figs 07 e 08) e a unidade 2113 servindo como bancada de pintura para a fase 3 da Fepasa numerada como 6379 à caráter de teste (fig 09).

Fig 01: Locomotivas sendo construídas na fábrica da GE.

Fig. 02: Transporte de uma das locomotivas.

Fig 03: Locomotiva EP-4 da New Haven & Hartford Railway.

Fig. 04: Reportagem sobre o recorde de velocidade.

Fig 05: Locomotiva nº 6101.

Fig. 06: Locomotiva nº 6153.

Fig 07: A 6373 após sofrer um acidente na cidade de Valinhos.

Fig. 08: A 6373 após sofrer um acidente na cidade de Valinhos.

A 2113 servindo como bancada de pintura para a fase 3 da Fepasa numerada como 6379 à caráter de teste
Fig 09: A 2113 servindo como bancada de pintura para a fase 3 da Fepasa numerada como 6379 à caráter de teste

Essa frota trabalhou até o ano de 1998 com os trens expressos e trens paradores entre a estação da Luz em São Paulo até as estações de
Araraquara e Rincão, quando em sua desativação em janeiro de 1999 as unidades foram encostadas em Jundiaí, Bauru e Araraquara,(fig 10) posteriormente a maior parte das unidades em Jundiaí foi trasladada para o pátio de Triagem Paulista em Bauru onde houve um corte da maior parte das unidades (fig 11) ABPF possui três unidades preservadas: 6371 na Mooca,(fig 12) 6381 em Cruzeiro (fig 13) e 6387 em Bauru,(fig 14) contando com uma unidade de cada um dos três lotes.

 

Fig 10: Locomotivas já encostadas.

Fig. 11: Locomotiva sendo cortada em Triagem Paulista.

Fig 12: A locomotiva 6371 preservada na Mooca, em São Paulo/SP.

Fig. 13: A locomotiva 6381 preservada em Cruzeiro/SP.

Fig 14: A locomotiva 6387 preservada em Bauru.

 

  • Fabricante: General Eletric
  • Data de fabricação: novembro de 1939
  • Número de série: 12451
  • Tipo: 2-C+C-2
  • Tensão: 3.000 Volts
  • Diâmetro das rodas motrizes: 1.168mm
  • Peso total: 165.074kg (locomotiva em ordem de marcha)
  • Esforço de tração: 19.200kg
  • Bitola: 1,60m
  • Ferrovia original: Cia. Paulista de E.F. e FEPASA

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